Menu

Resultados da ação governamental

Um dos objetivos do Relatório sobre as Contas do Presidente da República é fortalecer a transparência e a comunicação entre governo e sociedade. Para isso, analisaram-se as informações de desempenho (metas e resultados intermediários) que demonstram o resultado das intervenções governamentais, conforme definido no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

Análise Realizada

Na apreciação das Contas de 2020, o enfoque da análise setorial recaiu sobre os seguintes aspectos: i) a qualidade da construção das metas e resultados intermediários do PPA; ii) a confiabilidade dos dados apresentados; iii) o atingimento das metas e resultados intermediários, bem como seus reflexos no alcance dos objetivos; iv) o desempenho da política pública; e v) outras informações relevantes.

Do total de 352 metas e resultados intermediários presentes no PPA 2020-2023 (sendo 70 metas de objetivo e 282 resultados intermediários), foram examinadas 74 (21%), selecionadas por critérios de materialidade e relevância.

Programas temáticos selecionados

Qualidade e Confiabilidade das Metas: resumo da análise e exemplos de problemas encontrados

Das 74 metas analisadas, foram rejeitadas 35 metas (47%) quanto à qualidade, e 13 metas (17%) com relação à confiabilidade dos dados apresentados. Exemplos de problemas verificados:

  • meta com escopo reduzido: no programa Atenção Especializada à Saúde, a meta foi considerada inadequada, pois diz respeito apenas ao transplante de órgãos, não sendo representativa de toda a prestação de serviços de atenção especializada em saúde no Brasil;
  • distorções no cômputo de dados: no programa Segurança Pública, Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e ao Crime Violento, o resultado intermediário relativo ao número de “operações de combate ao crime realizadas pela Polícia Rodoviária Federal” foi rejeitado, devido à nova sistemática de apuração por delegacias. Assim, uma operação hipotética “X” envolvendo cinco delegacias da PRF, que antes se contava de forma unitária, passou a ser computada como cinco operações, o que eleva significativamente os números de desempenho do órgão;
  • ausência de informações: no programa Prevenção e Controle do Desmatamento e dos Incêndios nos Biomas, a meta do objetivo, relativa à redução do desmatamento e dos incêndios ilegais nos biomas brasileiros, não pôde ser apurada para o ano-base 2020, pela inexistência de indicador que contemple todas as variáveis. Desse modo, verifica-se que, neste momento, não existe indicador que possa retratar e permitir o monitoramento da meta do objetivo do programa;
  • fragilidade na coleta de dados: no programa Inclusão Social por meio do Bolsa Família e Articulação de Políticas Públicas, a meta do objetivo e os resultados intermediários são contabilizados levando-se em conta o total de famílias pobres no Brasil. No entanto, o público-alvo de pessoas consideradas pobres, elegíveis para atendimento, encontra-se altamente defasado, pois as estimativas oficiais de pobreza se baseiam no último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE em 2010, há mais de dez anos.

Percentual de metas rejeitadas anualmente conforme a análise do TCU

Informações de desempenho

(metas e resultados intermediários) devem ser confiáveis e úteis aos processos de:

  • Tomada de decisão (gestores)
  • Prestação de contas (sociedade)
  • Ciclo de políticas públicas (da formação da agenda até a avaliação)
  • Alocação de recursos públicos

Desempenho das metas analisadas

O ano de 2020 foi o primeiro ano de vigência do PPA 2020-2023, e a análise do desempenho leva em conta os dados coletados de desempenho efetivo, em comparação com o que se projetava realizar em 2020, tal como apresentados no gráfico por faixas de alcance.

Alcance das metas, por faixa (em quantidade e em percentual das analisadas)

Não houve informações de desempenho alcançado em 2020 quanto a sete metas analisadas. Para os casos de desempenho insatisfatório ou ausência de desempenho das metas, as justificativas mais comuns estiveram relacionadas a dificuldades na execução orçamentária e financeira. Também foram destacados problemas associados aos efeitos da pandemia de Covid-19.

Top