Linha do tempo

Cenário com atuação do Tribunal de Contas da União

Legenda:

Orientações
Diagnósticos
Fiscalizações
Recomendações
Normatizações
Legislação

Glossário

VERBETE CONCEITO
Diagnóstico

Fiscalização do tipo levantamento ou acompanhamento realizada com o objetivo de obter e analisar informações sobre a capacidade de governança pública e de gestão de organizações jurisdicionadas ao TCU, de modo a identificar riscos sistêmicos e induzir uma mudança de comportamento nessas organizações, estimulando a adoção de boas práticas de governança e de gestão.

O método utilizado é o CSA (Control Self-assessment - autoavaliação de controles), aplicado por meio de questionário eletrônico e padronizado. A partir dos resultados, são calculados os indicadores de governança e gestão, que são divulgados na internet. Cada organização respondente recebe relatório com seus resultados individuais e comparados aos de outras organizações do mesmo segmento de atuação.

iGovAquisições 2013 Indicadores de governança e gestão 2013. O questionário avaliou a existência de política de sustentabilidade e de Plano de Logística Sustentável (PLS).
iGG 2014 Indicadores de governança e gestão 2014. Diagnóstico realizado em parceria com os tribunais de contas dos estados e municípios. O questionário avaliou a existência de diretrizes referentes a sustentabilidade para as contratações, e a elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS).
FOC 2014 Fiscalização de orientação centralizada realizada em 2014. Verificou se as organizações auditadas definiram diretrizes referentes a sustentabilidade para as contratações, e elaboraram o Plano de Logística Sustentável (PLS).
FOC 2015 Fiscalização de orientação centralizada realizada em 2015. Verificou se as organizações auditadas incluíam como obrigação dos contratados a adoção de práticas de sustentabilidade na execução de serviços terceirizados.
IASA 2017 Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração (IASA), obtido no âmbito da auditoria operacional que avaliou, dentre outros, a elaboração, implementação e monitoramento do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), bem como a adoção de critérios e práticas sustentáveis nas contratações da APF.
iGG 2017 Indicadores de governança e gestão 2017. O questionário avaliou a existência de diretrizes referentes a sustentabilidade nas contratações.
iGG 2018 Indicadores de governança e gestão 2018. O questionário avaliou a existência de diretrizes referentes a sustentabilidade nas contratações.
iGG 2021 Indicadores de governança e gestão 2021. O questionário avaliou a existência de diretrizes referentes a sustentabilidade para as contratações, e a elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS).

Forma de cálculo do percentual de cada cenário:

CENÁRIO CÁLCULO
2013

Obtido por meio do iGovAquisições2013. No universo de 376 organizações respondentes, 253 responderam “não” (respostas tipo 1 – “não adota”, e tipo 2 “pretende adotar”) à questão D.4. (D1_04): “A organização aprovou um Plano de Gestão de Logística Sustentável - PLS (ou equivalente)”. Percentual de 67% negativo e 33% positivo.

2021 Obtido por meio do iGG2021. No universo de 378 organizações respondentes, 118 responderam “não” à questão 4371A “a organização aprovou um plano de contratações sustentáveis”. Percentual de 31% negativo e 68% positivo. Cenário de 2021 se inverteu em relação a 2013.