Identidade estratégica

Negócio

O negócio, para organizações públicas, pode ser entendido como “área de competência”. Em outras palavras, responde à questão “o que fazemos?”, assim como o espaço em que atuamos.

Negócio

Controle externo da Administração Pública e da gestão dos recursos públicos federais.

Missão

A missão representa a nossa razão da existência. Responde à questão “por que ou para que existimos?”. A missão está ligada diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais o Tribunal foi criado, na medida em que representa a nossa razão de ser.

Missão

Aprimorar a Administração Pública em benefício da sociedade por meio do controle externo.

Visão

A visão de futuro é a expressão que traduz a situação futura desejada para o Tribunal. Corresponde ao que buscamos alcançar.

Visão

Ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável.

Valores Organizacionais

Os valores organizacionais, portanto, consubstanciam-se em conjunto de crenças e princípios que orientam e informam as atividades do TCU. Nos ajudam a reagir rápida e decisivamente caso surjam situações inesperadas. Atualmente, o Tribunal se baseia em cinco valores organizacionais:

Ética

Ter como padrão de conduta ações que busquem a verdade dos fatos, amparadas em honestidade, moralidade, coerência e probidade administrativa.

Justiça

Pautar-se estritamente por princípios de justiça, pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade.

Efetividade

Atuar orientado para resultados que assegurem o cumprimento da missão e a excelência da imagem institucional.

Independência

Atuar com imparcialidade, liberdade e autonomia, de forma a rejeitar a interveniência de qualquer interesse que não o público.

Profissionalismo

Atuar de forma técnica, competente, responsável, imparcial, coerente e objetiva e estar comprometido com a missão institucional.