O Plano Diretor de Tecnologia da Informação
O PDTI 2025–2027 do TCU orienta iniciativas de TI para inovação, segurança, eficiência e foco no cidadão, alinhadas ao Plano de Gestão institucional.
- Cidadão no centro
- Serviços digitais intuitivos e acessíveis.
- Participação social
- Fortalecimento do controle social.
- Diálogo institucional
- Interoperabilidade e segurança.
- Valorização das pessoas
- Tecnologia para desenvolvimento e bem‑estar.
Com dez temas estratégicos, metas e indicadores, o plano reafirma a TI como motor de transformação e entrega sustentável de valor público.
Temas
Temas propostos que vão direcionar os trabalhos a serem priorizados e desenvolvidos pela
Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU
Metodologia
Confira abaixo a metodologia adotada pelo PDTI no Biênio 2025-2027
O PDTI adota a metodologia OKR (Objectives and Key Results) para alcançar os objetivos estabelecidos. Esses objetivos são organizados em temas específicos, refletindo os desafios a serem superados em colaboração com as áreas de negócio.
O PDTI estabelece metas claras e mensuráveis, identificando os resultados-chave a serem alcançados no biênio. Ele direciona as atividades de tecnologia da informação, alinhando-as aos objetivos estratégicos do TCU presentes no PET e às diretrizes prioritárias da Presidência no Plano de Gestão. O PDTI é um instrumento tático para garantir o sucesso das ações do Tribunal.
Em resumo, o PDTI do TCU é um documento tático que complementa o Plano de Gestão, abordando a TI. Inclui OKR's, Estimativa Orçamentária e Portfólio de Indicadores. Garante planejamento financeiro, alocação adequada de recursos e gestão baseada em resultados. Desenvolvido colaborativamente com as unidades de negócio, direciona a eficiência dos serviços de TI do Tribunal.
Documentos importantes
Principais documentos acerca da implementação do PDTI no TCU.
Documentos
Entenda o PDTI e conheça os seus 10 Temas, objetivos e KRs