Temos como missão aprimorar a Administração Pública em benefício da sociedade por meio do controle externo. Para isso, estabelecemos objetivos e metas de longo e curto prazo que guiam nossas ações, garantindo foco, uso eficiente dos recursos e alinhamento entre nossas unidades.
Nosso sistema de planejamento e gestão inclui princípios e práticas gerenciais, como planos institucionais, que orientam e comunicam o modelo de atuação e os resultados esperados.
Esses planos são divididos em três níveis: estratégico, tático e operacional. O Plano Estratégico é o mais abrangente, definindo as principais diretrizes de controle externo e gestão por um período de seis anos. Ele direciona as ações de todas as unidades do TCU.
No nível tático, temos o Plano de Gestão, que é atualizado a cada dois anos e estabelece as prioridades de gestão e metas institucionais. Esse plano é aprovado pelo Presidente do TCU.
Já no nível operacional, temos os planos de nossas unidades. Neles são definidos os principais projetos e ações a serem realizados para possibilitar o alcance das metas definidas em nossos planos estratégicos e de gestão.
Esses planos são essenciais para que possamos cumprir nossa missão de forma eficiente, promovendo um controle externo de qualidade e contribuindo para a melhoria da Administração Pública em benefício da sociedade.