Tecnologia da Informação

63. Desenvolver plataformas e ambientes de trabalho digitais para impulsionar a atuação do TCU

As plataformas digitas viabilizam o desenvolvimento de novos produtos e serviços voltados à criação de valor para servidores, para administração pública e para o cidadão. Nesse sentido, no contexto da era digital, torna-se estratégico o investimento em abordagens que privilegiem o trabalho remoto, colaborativo e ágil, a fim de impulsionar a atuação do TCU.

Indicadores:
I. Percentual de instrumentos de controle suportados por plataformas e ambientes de trabalho digitais.

64. Intensificar o uso da inteligência artificial como instrumento de suporte ao controle externo e funcionamento institucional

Diversos países já compreenderam que a inteligência artificial não se restringe ao surgimento de uma mera tecnologia, trata-se, portanto, de um viabilizador de transformações profundas e exponenciais para o enfrentamento dos desafios globais. No contexto do Tribunal, o uso da inteligência artificial, é um poderoso ativo estratégico para transformar e alavancar a forma de atuação do TCU, bem como viabilizar a prestação de serviços públicos mais eficientes e adequados às necessidades da sociedade.

Indicadores:
I. Percentual de processos de trabalho suportados por IA; e
II. Percentual de processos de trabalho com ganho de eficiência em razão da utilização de IA.

65. Aprimorar a governança de informações e ampliar as ações de controle baseadas na análise de grandes bases de dados

Sabe-se que os dados e os ativos de informação nas organizações modernas são vitais para o alcance dos resultados institucionais. Nesse contexto, considerando o volume e a diversidade dos dados custodiados pelo Tribunal, torna-se essencial a atuação enérgica na sistematização, qualificação e compreensão desses dados para que serem utilizados intensivamente nas diversas ações de controle.

Indicadores:
I. Percentual de grandes bases de dados mapeadas, documentadas e disponibilizadas para uso (metadados); e
II. Percentual de unidades do TCU utilizando grandes bases de dados para apoiar suas operações.

66. Transformar digitalmente os processos de trabalho e os serviços ofertados pelo TCU

A profunda transformação digital na qual as instituições estão inseridas exige mudanças profundas nos modelos mentais, nos comportamentos e atitudes, assim como demanda redesenho dos modelos de negócio praticados. Nesse sentido, utilizando-se de tecnologias e métodos que privilegiam a compreensão da jornada digital a ser perseguida pelo Tribunal, faz-se necessário empreender esforços para transformar processos, produtos e serviços sob a perspectiva digital, agregando novos valores à instituição.

Indicadores:
I. Percentual de serviços e processos de trabalho em plataforma digital; e
II. Percentual de funcionalidades em formato mobile.